Dono ou tutor: qual termo é correto usar? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 29/10/2019 Petlovers

Dono ou tutor: qual termo é correto usar?

Os tempos mudaram! Entenda a diferença entre ser dono de um pet ou ser seu tutor.
Dono ou tutor: qual termo é correto usar?

Você costuma dizer que é Dono ou tutor do seu pet? É comum ver que quase todos os lugares tem mudado ou tentado corrigir a palavra que indica a relação entre um humano e um animal de estimação. Talvez você também esteja se perguntando: por que mudar algo que já é tão antigo? Vamos esclarecer aqui a diferença entre os dois termos, quais os sentidos destas palavras e você decide o que mais lhe agrada e combina com a sua relação!

Dono ou tutor: significados

Colocando dois termos lado a lado, pode até parecer que não muda muita coisa. Mas, parando para analisar as duas palavras, você vai perceber que elas possuem pesos completamente diferentes.

Dono: é uma pessoa que possui ou em seu significado oficial: “aquele que tem completo poder ou controle”. 

Tutor: é uma pessoa que exerce tutela ou em seu significado oficial: “aquele que ampara, protege, defende”. 

São palavras que têm significados e sentidos diferentes. O sentimento de posse é algo muito pesado e, geralmente, é atribuído à coisas sem vida. Falamos sobre ter uma casa, um carro ou um compromisso, mas nunca sobre seres vivos. Todos são livres e as pessoas não se pertencem, os laços que unem são de amor, respeito, amizade e companheirismo. 

Não exercemos posse sobre filhos, por exemplo. Biológicos ou adotivos, os pais são tutores legais, ou seja, aqueles que, perante a lei e naturalmente, devem amparar e proteger. A ideia de poder e controle passa longe neste caso porque pessoas não são apenas “coisas”.

Recentemente, o Brasil aprovou um projeto de lei que afirmava que “animal não é coisa”. Esta medida já foi adotada por países da Europa, como França e Portugal. A principal mudança é que animais de estimação não são mais considerados bens materiais, mas sim seres passíveis de emoção e sofrimento. A ciência já comprovou que os pets possuem sentimentos e tem até inteligência emocional. Este é um grande passo para auxiliar na punição de maus tratos aos animais. 

Preciso mudar meu jeito de falar?

Os pets são como membros da família. Mesmo que você não os trate dessa forma, deve existir muito amor e respeito nessa relação. A ideia de tutoria é justamente para reafirmar isso, que não se trata de uma posse, mas sim de um companheirismo.

Sobre ser dono ou tutor, você deve julgar como se posicionar. Aqui na appegada, adotamos o termo tutor, pois traz a ideia de amor e cuidado com os animais de estimação que queremos disseminar. Aconselhamos aos pet lovers, declarados ou não, que também tentem mudar o conceito, pois é algo que já vem mudando e que faz uma pequena diferença no mundo pet espalhando o respeito. 

Tente mudar aos poucos e, mesmo se não conseguir, sempre dissemine a ideia de amor, cuidado e respeito com os animais de estimação. Eles são seres vivos que merecem viver com dignidade e em um lar que os ampare sempre!