Soluço em cachorro é normal? Saiba como resolver | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 22/10/2019 Saúde

Soluço em cachorro é normal? Saiba como resolver

Os animais de estimação também tem soluço! É algo passageiro que costuma atingir os filhotes de cachorro.
Soluço em cachorro é normal? Saiba como resolver

Você já viu soluço em cachorro? Apesar de parecer estranho, também é algo natural para os pets. O soluço nada mais é que uma condição passageira que ocorre por espasmos no diafragma. É algo relativamente comum para adultos, idosos e em animais de estimação que ainda são filhotes. Descubra o que fazer quando isso acontecer com seu dog!

Soluço em cachorro: causas e tratamento

Os filhotes de cachorro costumam ser super serelepes e não param um segundo. Por serem filhotes e não conseguirem controlar as emoções das novas descobertas da vida, eles acabam ficando com soluço. Algo totalmente normal, benigno e passageiro. Até os 06 meses eles soluçam várias vezes no dia, com pequenas crises de até dois minutos. A tendência é que, depois destes primeiros meses, o soluço vá passando junto com a grande euforia do pet e os espasmos no diafragma.

Mas o que fazer quando seu pet tiver uma onda de soluços?

Você pode oferecer água para o pet e também alguns petiscos. Isso vai fazer com que ele pare de ficar agitado, foque na comida e consiga se acalmar. Outra coisa legal: sabe aqueles famosos sustinhos para passar o soluço? Então, alguns veterinários afirmam que sim, isso também resolve! Você pode fazer um barulho um pouco alto para que ele possa levar um sustinho de leve e “voltar ao normal”. Em outros casos, fazer o pet correr também pode cortar rapidamente o soluço. 

Soluço em cachorro idoso

No casos de adultos e idosos humanos, o soluço pode ser causado por ingestão de água ou comida rapidamente. É uma resposta do organismo para aquela refeição que não desceu legal. Isso também pode acontecer com cachorros idosos, principalmente quando bebem água rapidamente. Neste caso você precisa observar, pois não é tão comum um quadro de soluços após os seis meses de vida dos animais. Se o soluço persistir, a indicação é levar rapidamente para um veterinário, pois pode ser uma evidência de algo de errado com a saúde do pet. Fique de olho aos seguintes sinais:

As crises de soluço duram mais de 30 minutos gerando um claro incômodo ao pet.
Além do soluço, o pet tem outros sintomas junto, como, por exemplo, ficar tossindo muito ao soluçar. 
A temperatura do corpo do cachorro está mais baixa ou mais alta que o normal.

Em qualquer um destes casos, é preciso consultar um veterinário para verificar se está tudo bem com o seu pet. 

Se o seu cachorro for um filhotão com muita energia, disposição e soluços que duram até dois minutos, fique tranquilo! Ele está aproveitando as descobertas da sua vidinha pet. Aproveite essa fase com ele e, se necessário, dê um leve sustinho para o soluço passar! 

E aí na sua casa? Qual a receita para uma crise de soluço em cachorro? Não deixe de comentar e postar fotos do seu pet no aplicativo appegada!