Gatos acham que tutores são seus pais; aponta estudo | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 08/10/2019 Petlovers

Gatos acham que tutores são seus pais; aponta estudo

Um estudo com 70 gatos apontou que eles formam laços com humanos assim como cachorros e bebês.
Gatos acham que tutores são seus pais; aponta estudo

Os felinos são injustamente taxados de interesseiros e muitos caem na falácia que eles não sentem nada pelos humanos da casa. Sempre apontam para uma diferença com os cachorros, já que os gatos tendem a ter uma personalidade forte. Entretanto, um estudo recente afirmou que os gatos acham que tutores são seus pais. Uma formação de laços muito parecida com a de bebês e também com o que os cachorros criaram. Pouco a pouco a ciência tem mudado a imagem negativa dos felinos que foi socialmente construída.

Gatos acham que tutores são seus pais?

Sim! Pelo menos esta é a conclusão de um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology. Os responsáveis são pesquisadores da Oregon State University e foram usados 70 gatos junto com os seus cuidadores.

A pesquisa fez o seguinte teste para observação: os gatos foram colocados individualmente com seus tutores em uma sala e lá permaneceram por exatamente dois minutos, depois os tutores saíram e eles ficaram o mesmo tempo sozinhos até o retorno dos humanos.

O estudo dividiu as emoções entre seguro, ambivalente, esquivo e desorganizado. Cerca de 60% foram categorizados como “seguros”. Foi observado que na primeira fase, quando estavam com os cuidadores, eles estavam seguros. Ao ficarem sozinhos, sentiram-se perturbados. Com a volta dos tutores, expressaram afeto e segurança, assim como agiria um bebê na presença dos pais. Apenas 30% dos gatos continuaram aflitos ou estressados mesmo após o retorno do tutor. 

O estudo foi aplicado mais uma vez depois de dois meses. Mas desta vez com 38 gatos adultos, ou seja, com mais de 01 ano. Os resultados foram parecidos com o teste de 70 gatos. Comprovando mais uma vez a formação de laços de afeto por parte dos felinos. 

Os felinos sempre são alvos de pesquisa por serem tão fascinantes e possuírem uma personalidade única entre os animais domesticados. Para quem é gateiro não é surpresa a premissa de que gatos acham que tutores são seus pais, afinal, eles sabem que os felinos têm seu jeitinho de demonstrar carinho e atenção. E muitos cuidadores também se esforçam para conseguir este título mimando o pet e tratando-o como um eterno filhote! 

Vocês se consideram pais de gatos?

Não é de se estranhar que os animais comecem a evoluir ainda mais e criar emoções que se espelham nas nossas. Já falamos no blog um pouquinho dessa evolução e da inteligência emocional dos pets. Cada vez mais eles são tratados como parte da família e essa mudança de comportamento acaba gerando uma consequência. Não que isso seja necessariamente ruim, não é mesmo? Sabemos que nesta era de pet lovers muito se consideram papais dos animais de estimação, mas ainda existe uma certa resistência com o termo em algumas casas. Então, a pergunta é: vocês se consideram pais de gatos ou cachorros? Não deixem de comentar e vamos falar sobre isso!