Lar temporário: do resgate à campanha de adoção | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 28/09/2019 Notícias

Lar temporário: do resgate à campanha de adoção

Saiba como funciona o caminho do lar temporário para o permanente.
Lar temporário: do resgate à campanha de adoção

Quem é do meio pet ou participa ativamente de alguns grupos de redes sociais já ouviu muito sobre “lar temporário”. Quando um protetor resgata um pet da rua ou alguém solicita sua ajuda com uma nova ninhada de gatos ou cachorros, esta pessoa tem a missão de encontrar um lar para estes filhotes. Nem sempre é possível destinar os filhotes para um lar permanente, aquele em que ele passará (ou deveria passar) o resto de sua vida. É aí que entra o temporário, o lar onde o filhote passará um tempo até encontrar um tutor.

Qualquer pessoa pode fornecer um lar temporário?

Depende! Nem toda casa está apta para receber um animal de estimação. Pense bem: se um cachorro ou gato é resgatado da rua, é bem possível que ele esteja traumatizado de alguma forma. Não é possível, então, deixá-lo em uma casa com acesso à rua. Ou então colocar um gatinho em um apartamento sem telas. É colocá-los em risco novamente. 
Se você já tem ou teve animais de estimação e possui uma casa/apartamento apropriada para acolher um pet, sim, você pode dar um lar temporário para um animalzinho que tanto precisa!
Apesar de ser uma prática muito comentada, ainda existe receio e os lares acabam sendo sempre oferecidos por protetores ou pessoas que são ligadas de alguma forma à causa animal. O receio dos pet lovers convictos é que eles possam se apaixonar pelo filhote e ter que ficar com mais um animal para sempre. Este não é um pensamento que deve ser estimulado, pois a necessidade e bem-estar do pet precisam vir em primeiro lugar. Reflita sobre o bem que você fará para aquele pet que tanto precisa!

Resgate

Se você está em uma situação que precisa resgatar um animal de rua, o primeiro passo é ter muita paciência! Ele pode estar com medo e você precisa ganhar a confiança dele. Ofereça comida e bebida e vá se aproximando lentamente. Se for um gato, existem algumas armadilhas para pegá-los, pois são ariscos. Tente contatar uma rede de proteção da sua cidade e com certeza alguém irá emprestar a gaiola-armadilha para resgatar o gatinho. O próximo passo é levá-lo para uma consulta veterinária, ele pode ter sofrido algum acidente na rua ou apenas precisar dos cuidados iniciais de um animal de estimação. Muitas clínicas costumam fazer um preço camarada para auxiliar a pessoa que resgata o animal, os hospitais veterinários também adotam esta medida. Aqui neste artigo explicamos com mais detalhes sobre como resgatar um pet, clique e confira!

Adoção

Agora vem uma parte importante de quem dá um lar temporário: encontrar um permanente. Achar um tutor amoroso para o pet é o principal objetivo desta ação. Para isso, você pode contatar protetores e ONG’s da sua cidade, enviar fotos bonitas dos pets e até contar suas histórias! Com certeza suas carinhas vão estampar diferentes posts no Facebook e Instagram. Se for o caso, também peça a ajuda de clínicas veterinárias, eles são parceiros em divulgações como esta. Fazer uma lista de transmissão no WhatsApp também ajuda muito. Resumindo: contate o maior número de pessoas!

Outra opção é cadastrar o pet na appegada para adoção. Todos os usuários que estiverem perto do seu endereço irão receber um alerta através do aplicativo. Além disso, você também poderá compartilhar para outras redes. Experimente!