Laisa Oliveira, 19/07/2019
Saúde
A causa do refluxo em pets pode ser a altura do comedouro
Os problemas digestivos do seu pet podem estar relacionados aos potes de ração e água
Já pensou como pode ser difícil comer de cabeça para baixo? Esta é a sensação que o seu gato ou cachorro tem cada vez que come em recipientes no chão. Basta observar como eles precisam se mover para alcançar a ração. Por isso, a altura do comedouro pode ser relacionada ao problema de refluxo em pets. Saiba como este e outros problemas de saúde podem ser resolvidos ou atenuados com a escolha do comedor certo.
O refluxo pode ser causado pela posição desconfortável quando a tigela de ração fica no chão. Os animais precisam abaixar muito e a comida não segue um fluxo natural. Além deste problema, a altura do comedouro pode influenciar diretamente doenças como megaesôfago, uma dilatação crônica no esôfago, que impede a passagem do alimento para o estômago. Estas disfunções digestivas podem avançar rapidamente. Caso o pet seja idoso, o ato de abaixar cada vez que vai comer pode desencadear artrite e dores musculares.
O problema da altura do comedouro atinge cachorros e gatos, mas em especial animais de grande porte. Os cachorros maiores precisam forçar ainda mais os ossos e músculos, isso pode romper a fase de crescimento saudável e afetar diretamente a qualidade de vida do cão.
Os veterinários costumam recomendar este tipo de comedouro pela qualidade de vida do pet, mas também tem vantagens para o tutor: não junta sujeira ao redor dos potes, insetos rastejantes não terão contato com o alimento e você não precisa movimentar-se muito toda vez que for encher o pote!
Refluxo em pets e a relação com o comedouro
Identificar o refluxo em pets não é muito difícil, mas é preciso ficar atento para a diferença do vômito. Geralmente, um gato ou cachorro com refluxo irá devolver o alimento antes mesmo de ser processado pelo organismo do animal. Tem uma certa diferença com o vômito do alimento já processado. Um veterinário é capaz de sanar esta dúvida em uma consulta.O refluxo pode ser causado pela posição desconfortável quando a tigela de ração fica no chão. Os animais precisam abaixar muito e a comida não segue um fluxo natural. Além deste problema, a altura do comedouro pode influenciar diretamente doenças como megaesôfago, uma dilatação crônica no esôfago, que impede a passagem do alimento para o estômago. Estas disfunções digestivas podem avançar rapidamente. Caso o pet seja idoso, o ato de abaixar cada vez que vai comer pode desencadear artrite e dores musculares.
O problema da altura do comedouro atinge cachorros e gatos, mas em especial animais de grande porte. Os cachorros maiores precisam forçar ainda mais os ossos e músculos, isso pode romper a fase de crescimento saudável e afetar diretamente a qualidade de vida do cão.
Solução e vantagens
Uma solução simples para resolver o refluxo em pets e permitir que o animal se alimente confortavelmente, é o comedouro suspenso. Com certeza você já viu algumas opções em pet shops, são vários modelos para diferentes tamanhos e raças. É basicamente uma estrutura que vai permitir que seu pet tenha o alimento na altura correta, sem precisar curvar-se.Os veterinários costumam recomendar este tipo de comedouro pela qualidade de vida do pet, mas também tem vantagens para o tutor: não junta sujeira ao redor dos potes, insetos rastejantes não terão contato com o alimento e você não precisa movimentar-se muito toda vez que for encher o pote!
Leia também
Leishmaniose pode matar meu cachorro?
A leishmaniose é uma doença grave que pode ser fatal para cães se não for tratada adequadamente....
Laisa Oliveira, 11/09/2024
Os animais sentem que vão morrer: mito ou verdade?
Leia o que se sabe sobre o último estágio da vida de um pet
Laisa Oliveira, 13/06/2024
Castrar reduz risco de câncer em cães e gatos?
A castração é um procedimento simples e que pode ajudar a melhorar a saúde do seu pet.
Laisa Oliveira, 11/06/2024