Refluxo em pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 19/07/2019 Saúde

A causa do refluxo em pets pode ser a altura do comedouro

Os problemas digestivos do seu pet podem estar relacionados aos potes de ração e água
A causa do refluxo em pets pode ser a altura do comedouro

Já pensou como pode ser difícil comer de cabeça para baixo? Esta é a sensação que o seu gato ou cachorro tem cada vez que come em recipientes no chão. Basta observar como eles precisam se mover para alcançar a ração. Por isso, a altura do comedouro pode ser relacionada ao problema de refluxo em pets. Saiba como este e outros problemas de saúde podem ser resolvidos ou atenuados com a escolha do comedor certo.
 

Refluxo em pets e a relação com o comedouro

Identificar o refluxo em pets não é muito difícil, mas é preciso ficar atento para a diferença do vômito. Geralmente, um gato ou cachorro com refluxo irá devolver o alimento antes mesmo de ser processado pelo organismo do animal. Tem uma certa diferença com o vômito do alimento já processado. Um veterinário é capaz de sanar esta dúvida em uma consulta.

O refluxo pode ser causado pela posição desconfortável quando a tigela de ração fica no chão. Os animais precisam abaixar muito e a comida não segue um fluxo natural. Além deste problema, a altura do comedouro pode influenciar diretamente doenças como megaesôfago, uma dilatação crônica no esôfago, que impede a passagem do alimento para o estômago. Estas disfunções digestivas podem avançar rapidamente. Caso o pet seja idoso, o ato de abaixar cada vez que vai comer pode desencadear artrite e dores musculares.

O problema da altura do comedouro atinge cachorros e gatos, mas em especial animais de grande porte. Os cachorros maiores precisam forçar ainda mais os ossos e músculos, isso pode romper a fase de crescimento saudável e afetar diretamente a qualidade de vida do cão.
 

Solução e vantagens

Uma solução simples para resolver o refluxo em pets e permitir que o animal se alimente confortavelmente, é o comedouro suspenso. Com certeza você já viu algumas opções em pet shops, são vários modelos para diferentes tamanhos e raças. É basicamente uma estrutura que vai permitir que seu pet tenha o alimento na altura correta, sem precisar curvar-se.

Os veterinários costumam recomendar este tipo de comedouro pela qualidade de vida do pet, mas também tem vantagens para o tutor: não junta sujeira ao redor dos potes, insetos rastejantes não terão contato com o alimento e você não precisa movimentar-se muito toda vez que for encher o pote!