Cachorro estressado | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 03/07/2019 Notícias

Cachorro estressado: como um dia ruim afeta o sono do seu pet

Um estudo de pesquisadores húngaros concluiu que os cachorros também dormem mal por conta de problemas
Cachorro estressado: como um dia ruim afeta o sono do seu pet

Quem nunca perdeu o sono por pensar nos problemas antes de dormir? É algo natural que afeta boa parte dos adultos. A curiosidade fica por conta de um estudo feito por pesquisadores húngaros que descobriram que um cachorro estressado pode desenvolver os mesmos sintomas. O sono pode ser prejudicado de diversas formas, eles ficam ansiosos e não conseguem dormir profundamente. Mas quais são os problemas de um cãozinho?
 

Cachorro estressado: conheça a pesquisa

A pesquisa usou 16 cães de diferentes raças e portes. O estudo foi desenvolvido com a ajuda dos tutores que submeteram seus pets à situações boas e ruins. Uma parte dos cães tiveram um dia com muito carinho e brincadeiras, enquanto outros foram presos em um cômodo e também ignorados pelos seus tutores.

A inteligência emocional dos cachorros está muito ligada à ideia da matilha. Por isso, é um grande sofrimento, para eles, retirá-los de perto dos seus tutores ou serem ignorados. São animais que gostam de viver em grupo e também de ter atenção boa parte do tempo.

A segunda parte da pesquisa consistiu em colocar sensores nos animais e levá-los para um local onde eles poderiam dormir. Os animais que tiveram experiências boas estavam relaxados e os cachorros que tiveram um dia ruim foram dormir 2 vezes mais rápido que os outros.

A conclusão foi que os cachorros que tiveram experiências ruins perderam 20 minutos de sono profundo em relação aos outros. Isto não significa que eles dormiram – literalmente – menos, mas sim que a qualidade do sono foi afetada. O resultado da pesquisa é que os estímulos emocionais podem desencadear danos aos pets dependendo da gravidade das ações e isso acomete diretamente o sono dos cães.

Interessante, não é mesmo? É claro que nenhum tutor quer ver seu cachorro estressado, então é importante dedicar um tempo do dia para passeios e brincadeiras. Eles sofrem quando não recebem atenção suficiente e isso é só mais uma prova de amor. Não é à toa que receberam o título de melhor amigo do homem, eles se importam! 

Você sabe como agradar seu amigo? Temos um teste para você! Clique aqui