Cachorro e chuva | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 12/04/2019 Saúde

Cachorro e chuva: cuidados para além dos dias de sol

Existem dois tipos de cachorros: aqueles que amam chuva e os que odeiam. Qual o perfil do seu pet?
Cachorro e chuva: cuidados para além dos dias de sol

O mês mais chuvoso do ano já passou, mas o inverno está chegando. Isto significa que é preciso redobrar a atenção quando se trata de cachorro e chuva. Mas, antes de conhecer os males que chuvas constantes trazem para os dogs, é preciso entender a relação que eles têm com estes dias. Alguns amam e acabam tomando banho de chuva, enquanto outros ficam mais tristes e ansiosos. Como lidar com os dois casos? Entenda!
 

Cachorro e chuva: a quebra da rotina

O seu pet é do time que, quando está caindo aquela chuva, fica meio tristonho e sem saber o que fazer? A explicação para isso é muito simples: os animais sentem a mudança da rotina de forma muito intensa. Então, se ele está acostumado com os dias de sol e com muita brincadeira na parte externa da casa, a chuva muda tudo isso. Ele percebe e sofre com essa alteração. Se você costuma passear muito com ele e os dias chuvosos o impede, o cachorro vai sentir mais ainda. Ele pode ficar ansioso e sem saber como agir.
Uma dica para estes dias mais tristes para o seu cachorro, é brincar e dar mais atenção para ele. Transformar o espaço interno da residência ou o espaço dele em um lugar que ele se sinta seguro e que passe a mensagem que em dias de chuva também é possível se divertir. Se o seu dog é cheio de energia, o esforço será dobrado!
 

Brincando na chuva

Assim como nós, cada pet tem uma personalidade diferente. Alguns adoram água e um dia chuvoso pode parecer um verdadeiro parque de diversões. Entretanto, existem alguns perigos! O ato de tomar banho de chuva pode acarretar alguns problemas de saúde para os pets e, principalmente no inverno, pode causar algumas doenças como:
- Fungos;
- Pneumonia;
- Leptospirose.
Roupas para cães pode ajudar a proteger seu pet do inverno e também da chuva. Se você levá-lo para passear após a chuva passar, certifique-se que ele não tome água das poças e nem se molhe demais. Limpe-o e seque-o devidamente para evitar que entre as patas fique úmido, permitindo que fungos se proliferem. Também é indicado criar brincadeiras em um ambiente longe da chuva para gastar energia.

Juntando inverno e chuva, o cuidado deve ser intenso. É um período em que a saúde do pet pode ficar comprometida. Saiba o que fazer para impedir que seu animal de estimação fique doente