Inteligência emocional de gatos e cachorros | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 19/03/2019 Histórias

Inteligência emocional de gatos e cachorros

Conheça alguns dons naturais das espécies queridinhas pelo ser humano
Inteligência emocional de gatos e cachorros

Os nossos pets são bem espertinhos, não é mesmo? Eles conseguem aprender truques e até manipular seus tutores. Se você está se perguntando como uma fofura de quatro patas é capaz de ser manipulador, precisa conhecer mais sobre a inteligência emocional de gatos e cachorros. Apesar de não terem autoconhecimento sobre o que eles são, conseguem perceber com clareza o mundo em que vivem e formar relacionamentos sólidos com seus humanos.

Inteligência emocional de gatos e cachorros

As duas espécies passaram por longas transformações históricas para se tornarem o que conhecemos hoje em sua “versão” domesticada. Alguns hábitos ficaram para trás, enquanto outros sofreram modificações para se ajustar à vida em casas, apartamentos e até na rua. Gatos e cachorros são, de certa forma, os pets mais “tradicionais” dos lares brasileiros. Você é capaz de desvendar os truques do seu animal de estimação?

Gato
Os gatos são seres emblemáticos que atiçam a curiosidade de muita gente. Existem diversas lendas que rondam este animal e sua evolução. Os gatos domésticos são descendentes do gato selvagem (gato-do-mato). Os felinos não foram forçados a se transformar em uma espécie domesticada, eles saíram das florestas em busca de mais caças. O interessante é que a sociabilidade com humanos, até hoje, é conforme o desejo deles!
Os gatos já têm uma fama de serem manipuladores por natureza. Esta crença pode estar ligada ao fato de que os bichanos só fazem o que querem e quando querem. Entretanto, eles são capazes de fazer um truque interessante: o choro de fome dos gatos forma uma frequência parecida com o choro de um bebê, isso aciona no cérebro humano o senso de urgência. Por isso, quando seu gato pede para ser alimentado durante a noite, você vai levantar para colocar ração. Segundo uma pesquisa da Universidade Sussex, isso se intensifica quando o gato mora só com uma pessoa.

Cachorro
Os cachorros têm como ancestrais os lobos. Eles evoluíram deixando a matilha para trás e acompanhando os humanos. Com o passar do tempo eles se transformaram no animal preferido da espécie humana, sendo até categorizados como “o melhor amigo do homem”. Diferente dos gatos, que são solitários, os cachorros gostam de viver em grupo, por isso são ótimos companheiros. 
Vem das antigas matilhas a intuição dos cachorros com os olhos. Eles são capazes de saber o que você pensa ou sente através de olhares fixos. A inteligência canina está relacionada com seu contato visual. Por exemplo, é através da troca de olhares que um cachorro consegue identificar o tipo de relacionamento que terá com cada humano da casa e criar intenções comunicativas. O cachorro usa este “dom” para saber exatamente o que consegue de cada pessoa que vive com ele.
 
Você consegue notar outros sinais da inteligência emocional de gatos e cachorros? Comente os truques do seu pet!