Cão-guia para deficientes visuais | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 15/03/2019 Dicas

Curiosidades sobre cão-guia para deficientes visuais

Spoiler: eles se aposentam com 08 anos de idade e podem ficar com o tutor!
Curiosidades sobre cão-guia para deficientes visuais

Todo mundo tem muita curiosidade sobre o cão-guia para deficientes visuais. É algo que estamos acostumados a ver nos filmes, mas quase nunca na rua, não é mesmo? Apesar do cachorro desenvolver um excelente trabalho ao auxiliar pessoas cegas, todo o processo de treinamento e preparação é muito caro. Por isso, é mais comum ver as bengalas.
O relacionamento do cachorro com os homens é algo que vai muito além da nossa compreensão e do tempo histórico que conhecemos, não é à toa que eles ganharam a fama de ser “o melhor amigo do homem”. O cão-guia nasceu após a Primeira Guerra Mundial. Cachorros foram treinados para acompanhar soldados veteranos que ficaram cegos.
 

Cão-guia para deficientes visuais: eles ajudam em tarefas caseiras

A urbanização é algo extraordinário e muito grandioso. Porém, você consegue imaginar como seria andar na cidade sem enxergar nada? Os desafios são incontáveis. São buracos, pessoas apressadas no trânsito, intervenções nas calçadas, lixo e muito mais! A bengala pode prever algumas dessas coisas para os deficientes visuais, mas não tudo.  Isso pode terminar em ferimentos leves ou algumas quebraduras.
O cão-guia precisa ser castrado, de médio ou grande porte (para ter força) e dócil. O sexo é independente. Existem algumas raças que se adequaram melhor à função, como é o caso dos Labradores e Golden Retriever. O principal é que esses cachorros sejam treinados. O treinamento começa quando eles ainda são filhotes, primeiro passam por socialização com humanos e em seguida um adestrador especializado começa o treinamento que passa, por exemplo, por diversos obstáculos e aprender a esperar para atravessar a rua. O tempo de treinamento é de 01 ano e meio até 02 anos. Conheça outras curiosidades:
 
  • O cão não deve receber petiscos de estranhos;
  • Não pode brincar ou passar a mão no cachorro quando ele está em serviço;
  • Pergunte para o tutor a melhor hora para interagir com o cão;
  • O cão-guia não pode ser impedido de entrar em nenhum espaço, seja ele público ou privado;
  • Um cão-guia pode custar mais de 100 mil reais;
  • Em parte, o valor é alto porque 45% dos cachorros treinados não conseguem se “formar”;
  • Eles se aposentam com 08 anos de idade;
  • Após deixar o posto de cão-guia, o tutor pode ficar com o cachorro ou destiná-lo à uma família que ele tenha afinidade.

 

No Brasil não existem muitos cães-guias. Parte disso é por ser um investimento alto e a espera por um cachorro treinado pode chegar em 03 anos. Entretanto, também existem os deficientes visuais que não se acostumam com o cão-guia e preferem a bengala.