Cachorro comendo cocô | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 27/02/2019 Saúde

Cachorro comendo cocô: como lidar com a coprofagia

Seja por atenção ou para repor nutrientes, cachorros podem desenvolver o hábito de comer as próprias fezes.
Cachorro comendo cocô: como lidar com a coprofagia

Se você já viu seu doguinho comendo fezes, não se assuste! Apesar de parecer algo muito nojento e longe da nossa realidade, isso pode ser, digamos, habitual no mundo animal. Cachorro comendo cocô não é saudável, mas sim, isso pode acontecer frequentemente. Saiba os motivos e como mudar este costume.

Cachorro comendo cocô: conheça os motivos

Os lobos costumam comer dejetos de animais herbívoros para adicionar vitamina B em sua dieta. Os cachorros herdaram esta característica dos seus ancestrais. O nome correto deste hábito é coprofagia, que nada mais é que o ato do animal comer o próprio cocô ou de outro pet. Muito além de apenas um distúrbio comportamental, a coprofagia animal indica problemas graves e deve ser combatido pelos tutores de pet. Cachorro comendo cocô pode ter alguma ligação com os seguintes acontecimentos:
 
Doença
O seu cãozinho pode estar doente. Algumas doenças que levam o animal a comer fezes são: anemia, lombrigas e parasitas.
 
Reposição de nutrientes
Em conexão com a doença, o animal pode estar com algum déficit nutricional e busca repor nutrientes por meio das fezes.
 
Comportamento
A coprofagia pode estar diretamente ligada com o mau comportamento do animal de estimação. Por exemplo, se você já brigou com seu cachorro porque ele fez cocô no lugar errado, ele vai pensar que precisa sumir com as fezes ou vai levar bronca novamente, isso pode fazer com que ele coma para “sumir com aquilo”. Ele também pode ter desenvolvido o hábito por falta de atenção dos donos.
Se você tem outro bichinho, pode acontecer de um comer o cocô do outro. Observe se não tem um dominante privando o outro da comida, isso faz com que o animal sinta fome e busque nas fezes do outro nutrientes necessários para a sua sobrevivência. A prática pode causar um certo estranhamento nos humanos, mas saiba que a ração é muito palatável para os animais.  
 

Quais as consequências e soluções?

Mesmo que os cachorros tentem repor nutrientes instintivamente, este não é o processo ideal. Quando seu cãozinho começa a comer fezes, ele pode contrair doenças perigosas e até fatais. Podendo se contaminar com bactérias, vermes, parasitas, zoonoses e doenças de outros pets - caso ele coma o cocô de outro.

Algumas dicas para mudar este hábito:

  • Retire o cocô logo que ele fizer;
  • Quando ele fizer necessidades e não demonstrar interesse em comer, dê um petisco;
  • Tente levar o cachorro para passear e fazer cocô fora de casa;
  • Quando ele comer as fezes, ignore-o completamente por um longo tempo.
  • Não grite e NUNCA esfregue o focinho do cachorro caso ele faça no lugar errado. Experimente o adestramento positivo.