Mau hálito em animais de estimação | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 20/02/2019 Saúde

Mau hálito em animais de estimação: como resolver?

Manter uma agenda regular de visitas ao veterinário é essencial para a saúde bucal do seu pet
Mau hálito em animais de estimação: como resolver?

Quem nunca recebeu um lambeijo e logo percebeu AQUELE bafo? Pois é, assim como acontece com os humanos, também existe mau hálito em animais de estimação! É conhecido como halitose e pode atingir gatos e cachorros. A higienização é o melhor jeito de prevenir seu bichinho deste mal.

A halitose pode ser causada por inúmeros motivos, alguns comuns e outros nem tanto. O ideal é levar o seu pet para um veterinário, assim o profissional poderá analisar se o mau hálito vem da boca, da garganta ou do estômago. Caso o problema seja decorrente de alguma doença no sistema digestivo, o tratamento pode ser mais complicado e é preciso ter um acompanhamento médico.

Já o mau hálito em animais de estimação que vem da boca pode ser facilmente resolvido com uma rotina de cuidados bucais. Afinal, já pensou se os humanos nunca escovassem os dentes? Seria um problema com certeza! Seu gato ou cachorro pode ter desenvolvido halitose pelos seguintes motivos:

· Revirar o lixo e comer algo estragado;
· Ter um pedaço de comida preso no dente;
· Comeu algum bicho morto;
· Gengivite;
· Formação de tártaro por falta de higiene.
 

Mau hálito em animais de estimação: mitos e soluções

Uma das premissas que fortalece o mito de que animais de estimação não precisam de cuidados bucais, é a ideia que animais selvagens não precisam de tratamento e seguem com os dentes até o fim da vida. É preciso desmistificar isso, até porque a alimentação de um animal selvagem e um domesticado é completamente diferente. Por exemplo, um felino selvagem se alimenta de carne e vegetais em seu estado natural, enquanto um felino domesticado se alimenta com ração – um alimento processado que, apesar de ser o ideal para um gato, pode causar problemas dentários.

Como já alertado, a prevenção é a melhor saída! Desde filhote é preciso acostumar os animais com o trato bucal. Mas se você não conseguiu fazer isso e agora sofre com o hálito do pet, ainda tem solução! O veterinário pode receitar sprays e a escovação diária. Conheça outros métodos:

· Remoção de excesso de tártaro para casos mais avançados;
· Petiscos que ajudam a manter a saúde bucal;
· Brinquedos que fortalecem os dentes.
· Oferecer um enxaguante periodicamente;

Tente manter uma agenda regular com o veterinário do seu pet, assim ele vai conseguir acompanhar seu animal de estimação e verificar os dentinhos! É muito importante manter pelo menos uma escovação diária, quanto mais os pets envelhecem mais eles precisam de dentes saudáveis.

Para saber mais como aplicar a higiene oral na rotina do seu pet, clique aqui!