Bolas de pelos em gatos | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 31/01/2019 Saúde

Bolas de pelos em gatos são normais? Como prevenir?

Expelir uma bola de pelo por semana é comum, mas com muita frequência pode indicar um problema sério.
Bolas de pelos em gatos são normais? Como prevenir?

Os gatos são animais que encantam por sua beleza e chamam atenção por sua incrível higienização. Quem nunca viu um felino tomando banho? Eles adoram se limpar tanto quanto amam dormir! Em decorrência desta natureza, as bolas de pelos são comuns! Seu gatinho solta muito pelo e vive se lambendo? A dica de hoje é para você! Saiba como funciona o processo de eliminação dos pelos e prevenção.
Os gatos se lambem por vários motivos, geralmente é por higienização e também como uma forma de demonstrar carinho. A língua dos felinos é áspera justamente por isso! Então, quanto mais pelos mortos ele tiver, mais ele vai se lamber e engolir estes pelos. É um processo natural que sempre vai acontecer na vida de um gato.
 

Bolas de pelos é normal?

O mais comum – e viável – é que os pelos sejam eliminados naturalmente pelas fezes. Os pelos, assim como o alimento, recebem suco gástrico e deve ser digerido pelo organismo do animal junto com a ração ou alimentação natural. É comum os gatos expelirem bolas de pelos pela boca uma vez por semana. Quando eles fazem isso com frequência, ou não conseguem eliminar naturalmente, pode ser um problema para o seu pet!
Fique de olho nas seguintes situações:

- O gato tem vomitado a comida com suco gástrico;
- Fezes secas;
- Dores abdominais;
- Perda de apetite.

Caso o seu pet tenha estes sintomas, leve-o imediatamente para o veterinário. Provavelmente ele está com acúmulo de bolas de pelos e sofrendo com isso. Em alguns casos, o tratamento receitado é o suficiente, mas em outros só é possível resolver com cirurgia. Para que seu pet não precise passar por uma situação desconfortável com seus próprios pelos, use estes métodos de prevenção:

- Escove o pelo do seu pet todos os dias para tirar os pelos mortos;
- Existem gramas especiais para gatos, compre e deixe disponível para ele. Isso ajuda a limpar o organismo;
- Tenha brinquedos que exija movimentação do pet. Exercícios físicos ajudam o organismo e intestino;
- Consultas regulares ao veterinário;
 

Observando o dia a dia

Se os gatos continuam expelindo bolas de pelos, consulte um veterinário sobre rações e petiscos que melhoram a digestão de pelos. Gatos são animais peculiares, por isso é importante observar sua rotina e mantê-los sempre saudáveis!