Vamos viajar para um pouco mais longe. E agora? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Carol Coleto, 09/10/2015 Dicas

Vamos viajar para um pouco mais longe. E agora?

Se os seus planos de viagem são um pouco mais complexos do que ir para a casa de um amigo que mora em outra cidade ou para casa de seus pais, os cuidados devem ser outros
Vamos viajar para um pouco mais longe. E agora?

A Cuidados com seu Pet preparou especialmente para você, que pretende viajar neste feriado, um material reunindo dicas de segurança e bem-estar para que o seu animalzinho de estimação  faça uma viagem tranquila.

Porém, se os seus planos de viagem são um pouco mais complexos do que ir para a casa de um amigo que mora em outra cidade ou para casa de seus pais, os cuidados devem ser outros. Este é o caso da publicitária Stela Rufine, que no início deste ano decidiu morar no Chile junto de suas irmãs e de seus dois gatos, Salém e Corina.

Os dois felinos moravam com as donas em um apartamento em uma cidade no interior do Paraná e, depois de 12 horas de voo, começaram uma vida nova em outro país.

Segundo a publicitária, as medidas cabíveis para realizar o deslocamento dos pets começou logo após a decisão de ir para Santiago, cidade em que moram atualmente.

A equipe da Cuidados conversou com Stela, que explicou como foi o processo de deslocamento de Salém e Corina.

C: Quais foram os trâmites legais para deslocar Salém e Corina do Brasil para o Chile?

S: Foi necessário vacinar e vermifugar os dois gatos, além de atestar, por meio de uma declaração do veterinário, que os animais estavam aptos para realizar a viagem. Depois disso, fomos ao Ministério da Agricultura com toda a documentação para que emitissem a permissão para a viagem. Além de reservar e pagar o lugar deles no voo, comprar a caixa de transporte e toda a preparação "psicológica" para o traslado. É preciso atenção com as vacinas, pois elas têm um prazo mínimo e máximo pra aplicação antes de viajar, pra terem o efeito esperado.

C: Quais as medidas relacionadas ao bem-estar de Salém e Corina foram tomadas?

S: A empresa que viajamos não permite que os animais sejam sedados para a viagem, e isso torna tudo um pouco mais tenso por sabermos que eles ficariam extremamente assustados durante todo o voo. Assim, tentamos fazer com que a caixa ficasse confortável, forrando com papel toalha (para o caso de urinarem, o papel absorver) e também com um cobertorzinho com cheiro familiar. Além de colocarmos um recipiente próprio de água para gaiolas para que eles dispusessem de água. E, devido a várias denúncias recentes de negligência das empresas aéreas para com os animais transportados (que incluíam desaparecimentos e morte), pedimos para que a caixa fosse lacrada por todos os lados possíveis.

C: Vocês tiveram acesso a eles durante a viagem?

Não, mas não sei se é geral isso. Nosso voo tinha algumas conexões, mas não deram acesso, porque como eles estavam como "bagagem" - ou seja, no bagageiro, a caixa onde eles estavam foi tratada como tal. Foram 12h sem saber se eles estavam bem.

Se você pretende viajar com o seu pet para outro país, verifique a disponibilidade e regras das empresas de tráfego aéreo. Você também pode se informar sobre o tema no portal do Ministério da Agricultura, que explica as regras específicas para o trânsito de animais domésticos.

Corina e Salém

Regras para viagem para Estados diferentes

A geógrafa Karina Harumi não deslocou Jim Moriarty, sua pequena gata, para outro país, porém, teve que preparar documentação necessária para viajar com ela do Estado do Paraná para o Estado de São Paulo.

Segundo Karina, durante uma visita ao pet shop, foi informada por um funcionário do local que para viajar com animais domésticos é preciso ter em mãos a carteirinha de vacinas com todas as doses em dia e a um atestado de saúde emitido por um veterinário. “Eu teria que viajar no dia seguinte, então fui ao veterinário preparar tudo o que era necessário para poder levá-la comigo”, conta Karina.

Ainda bem que Karina conseguiu emitir o documento necessário e vacinar sua gata, pois durante a travessia de Estado, os policiais rodoviários, responsáveis pela segurança das estradas, pararam-na e exigiram tais atestados.

“Tudo correu bem. Agora, toda vez que preciso sair com a Jim, me certifico se todos os documentos estão em dia”, conta.

Se você, assim como a Karina, pretende viajar para outro estado, garanta que a documentação exigida esteja em dia e junto com você e tenha uma boa viagem!

Para mais informações para o que é preciso para viajar com seu animal de estimação, acesse aqui.  

Jim Moriarty