Entenda o que é castração garantida | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 17/01/2019 Dicas

Entenda o que é castração garantida e onde encontrar

Os protetores dos animais têm atuam pela conscientização da importância da castração.
Entenda o que é castração garantida e onde encontrar

Castração garantida é um termo muito conhecido no meio pet, principalmente com quem é envolvido em campanhas de adoção de animais. Consiste na garantia de que o pet que vai ser adotado será castrado sem que os novos tutores paguem por isso. É uma forma de incentivar a adoção, conscientizar sobre a importância da esterilização e uma preocupação com a saúde do pet.
 

O trabalho dos protetores que oferecem castração garantida

Uma dúvida que sempre surge é: quem garante a castração? Quando algum dono de pet tem uma ninhada indesejada, ele pode oferecer a castração para os filhotes como uma forma de agilizar a adoção. O recurso também pode vir de alguma campanha feita por uma empresa em uma feira de adoção. Entretanto, é mais comum ser oferecido por protetores dos animais.
Os protetores são pessoas comuns que lutam pela causa animal. Como fazem isso? Auxiliando ONGs, resgatando animais em situação de rua ou que sofrem maus tratos, organizando feiras, mobilizando-se para buscar recursos e o mais importante: buscando um lar para os animais que precisam. São verdadeiros anjos no mundo pet!
É cada vez mais comum ver anúncios de animais para adoção com o selo “castração garantida”. Isso significa que você pode adotar um cachorro ou um gato, sem precisar se preocupar com os custos de uma futura castração. Você leva o pet para casa com todas as informações do protetor para entrar em contato quando for a hora de castrar.
Geralmente, funciona da seguinte forma: você adota, pega as informações de contato do doador e, após o primeiro cio, o protetor leva o animal para ser castrado. Após a cirurgia é só buscar o bichinho ou esperar que o protetor o devolva na sua casa. Depois basta seguir o processo de pós-operatório e curtir seu pet saudável e castrado.   
 

Recursos e onde encontrar

Alguns protetores formam acordos com clínicas, assim os veterinários cobram um valor abaixo do mercado para fazer a cirurgia. Ainda assim, muitos protetores dedicam seu tempo e seu próprio dinheiro para ajudar a causa animal. Em algumas feiras pontuais promovidas pelas prefeituras, em parceria ou não com protetores, o órgão municipal pode arcar com as castrações. É uma forma de ajudar a sociedade a se conscientizar dos benefícios da castração.  
Se você quer adotar um pet, mas está preocupado com o valor da cirurgia, pode procurar uma feira de adoção. Outra ferramenta disponível no mercado é o aplicativo appegada, lá você consegue ter acesso aos animais cadastrados para adoção e conversar com o doador em relação ao processo de castração.