Alta temperatura pode queimar as patas dos cachorros | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 14/01/2019 Saúde

Alta temperatura pode queimar as patas dos cachorros

Saiba como prevenir queimadura nas patinhas dos pets e ter um verão mais saudável!
Alta temperatura pode queimar as patas dos cachorros

O verão é uma estação amada por muita gente. O sol é um convite para sair de casa, curtir o dia e aproveitar para dar um passeio com seu bichinho de estimação. Entretanto, você sabia que a alta temperatura pode queimar as patas dos cachorros? Esta é uma preocupação que Pet Lovers de primeira viagem podem não saber ou, simplesmente, se animar muito para passear e esquecer.  
Em dias muito quentes, sair para pagar uma conta ou ir até o mercado pode ser uma tarefa difícil. O sol incomoda os olhos, nos faz suar e até mesmo, em alguns casos, passar mal.  Além disso, em determinados horários os raios ultravioletas podem ser prejudiciais à saúde. Por que seria diferente com nossos amigos de 4 patas? Aliás, existe uma diferença: nós usamos sapatos, eles não.
O Instituto Santo Pet estipula que se a temperatura está em 31°C, o asfalto pode chegar a 61°C. Uma temperatura comum no Brasil de 25°C deve deixar o chão com cerca de 52°C. Imagine agora você sem sapatos caminhando com esta temperatura. Parece ser algo doloroso, não? Mas vai além disso, a alta temperatura causa lesões às patas dos cachorros, bolhas e queimaduras graves.
 

Temperatura pode queimar as patas dos cachorros

Os atendimentos em clínicas veterinárias aumentam no verão justamente por conta dos casos de queimadura nas patinhas. O pior caso é quando ocorre o descolamento dos coxins, o que chamamos de “almofadinha” da pata, aquela parte fofinha. Além de causar dor ao animal, também é mais complicado de tratar. Os coxins ficam em contato direto com o chão, por isso a ferida pode infeccionar e a cicatrização é mais lenta.  
A temperatura pode queimar as patas dos cachorros, mas também existe o risco de insolação e hipertermia. Fique atento à raça do seu cachorro, seu quadro clínico e doenças hereditárias. Pugs e bulldogs, por exemplo, podem ter problemas respiratórios graças ao clima quente e desenvolver “estresse térmico”.  
 

Hora do passeio

Assim como existe uma indicação de horas para andar no sol para os humanos, também existe para os pets! O ideal é levar seu cachorro para passear antes das 8 horas da manhã ou depois das 20 horas. Assim o asfalto ou calçada vão estar com uma temperatura mais amena e não vai causar danos ao seu bichinho. Você também pode optar por passear somente em lugares com grama ou terra, com certeza será mais agradável. Mas nada de pegar um solzão com seu pet, hein!
 

Faça o teste!

Existe um teste para saber se o chão está em uma temperatura boa para seu cachorro caminhar. Basta colocar a palma da sua mão no chão, se você conseguir ficar 05 segundos tranquilamente, a temperatura está propícia para um passeio!