Saiba mais sobre adestramento positivo para cachorros | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 14/12/2018 Dicas

Saiba mais sobre adestramento positivo para cachorros

Esta técnica trabalha com incentivos e recompensas
Saiba mais sobre adestramento positivo para cachorros

Se você está pensando em adestrar seu cãozinho, saiba que existem diferentes formas de torná-lo mais “educado”. O adestramento positivo é o mais indicado para cachorros, ele não usa nenhum tipo de punição, mas sim recompensas e comandos amigáveis. Saiba mais sobre este tipo de domesticação e seus benefícios que se estendem para toda a comunidade.
 

Adestramento positivo

Antigamente os comandos ensinados para os cachorros eram: sentar, deitar, rolar e dar a pata. Isso tem uma ligação direta com o fato que os cachorros não ficavam dentro de casa, eles tinham a tarefa de cuidar dela e ficar apenas no quintal. Hoje essa ideia se perdeu e eles fazem parte da família, dormem na cama, sobem no sofá e brincam com todos que moram no lar.
 
Com essa inclusão na casa, é comum começar a estabelecer limites e regras de convivência. Sendo assim, os cachorros precisam ser ensinados. Neste contexto, o adestramento positivo pode fazer toda diferença e melhorar a harmonia no lar.
 
O adestramento positivo é considerado uma metodologia de ensino. Este treinamento preza pelo bem-estar do animal e convívio domiciliar. Enquanto outras técnica trabalham com punição, a ideia do positivo se difere ao oferecer recompensas quando o animal faz algo correto. A eficácia é comprovada por estudos, afinal, como você gostaria de ser ensinado? Com punições ao fazer algo errado ou com incentivos ao fazer o correto? Então, seu cachorro também prefere as recompensas!
 
Os donos precisam pontuar os problemas comportamentais do seu pet. Por exemplo, se ele não consegue respeitar o espaço das crianças, se ele pula muito nas visitas ou desafia os donos quebrando coisas da casa, são comportamentos que precisam ser corrigidos. Assim que o adestrador compreender quais são os problemas do cachorro, ele irá orientar os tutores sobre como agir e iniciar o processo de aprendizagem do cão.
 

Como funciona?

“O adestramento positivo funciona para qualquer tipo de cachorro, até os mais teimosos", explica Beatriz Saraiva, que atua como adestradora em Florianópolis. Ela utiliza um instrumento sonoro chamado “clicker” para marcar o comportamento do cão, um botão que quando apertado emite um “click”. Caso o cachorro se assuste, é utilizado comandos de voz como: muito bem, isso aí ou ok. Além disso, petiscos são usados como recompensas para cada ação positiva do pet.
 
Beatriz afirma que cada cão é diferente, então cada um tem um ritmo para aprender os comandos e começar a obedecê-los. Entretanto, leva em média 10 sessões para que o cachorro comece a demonstrar grandes evoluções.
 

Ajuda profissional

Por mais que alguns tutores tentem praticar alguns comandos em casa, a presença de um adestrador profissional é essencial para alcançar bons resultados e estabelecer uma comunicação direta entre tutor e pet.
 
A qualidade de vida do cachorro tende a melhorar. Pense bem: se cada vez que seu cão faz xixi no lugar você briga com ele, isso gera uma frustração. Se o seu cão vai passear e avança em outras pessoas ou late para outros animais, ele começa a gerar uma agressividade e depressão pela repressão incorreta. O adestramento positivo serve para resolver estas e outras questões.
 
Esta metodologia também é usada para treinar gatos, ratos, galinhas, baleias, golfinhos e outros bichos. Os esforços desta técnica fazem com que eles aprendam mais rápido e felizes ao mesmo tempo.
 
A Beatriz trabalha em Florianópolis. Além de adestrar, a profissional também é Dog Walker! Você pode acompanhar a rotina dela com os cães através de seu Instagram: @beatriz_dogwalker. Para contatá-la e conversar sobre o seu trabalho acesse a área de Serviços do aplicativo appegada.