Estabelecimentos pet friendly: saiba o que são! | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 29/10/2018 Dicas

O que são estabelecimentos pet friendly?

Entenda como essa tendência contribui para a qualidade de vida dos pets e seus tutores
O que são estabelecimentos pet friendly?

Para explicar o que são estabelecimentos pet friendly, primeiro, você precisa entender alguns fatores importantes sobre nossa cultura e sobre a relação das pessoas com seus animais de estimação. Sendo assim, esta leitura promete te contextualizar sobre o cenário social e econômico do segmento pet no Brasil, tendo como objetivo, deixar claro a relevância e a importância dos estabelecimentos pet friendly tanto para os tutores quanto para os próprios animais.

 

Entendendo o que são estabelecimentos pet friendly


Para começar, pet friendly significa “amigável para pets”. O termo veio para indicar o livre acesso de animais de estimação em determinados estabelecimentos comerciais.
Isso porque muitos tutores não abrem mão de aproveitar os momentos de lazer ao lado de seus companheiros de quatro patas! Conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 65 milhões de domicílios com pets, o que contribui para o aquecimento econômico neste segmento. O estudo revela ainda que existem mais animais de estimação nas residências brasileiras do que crianças (UAU!). 

Levando estes números em consideração, o Brasil atinge uma das primeiras colocações do mundo entre os países com maior população de cães e gatos. Por isso mesmo o mercado está superaquecido e crescendo de forma contínua nos últimos anos. 

Foi pensando nesse grande nicho de mercado e na quantidade de tutores que querem estar com seus animais em diferentes situações de lazer, que surgiu este novo conceito de negócio: os estabelecimentos pet friendly, ou seja, comércios que aceitam (e incentivam) a presença de animais de estimação. 

 

Mas como os estabelecimentos pet friendly contribuem para a qualidade de vida de seu pet?  

Ora! Muito simples! 
Que animal de estimação não gosta de passear, tomar aquela “brisa no focinho”, dar uma “farejadinha” em outras pessoas e encontrar com outros pets? Para eles, isso tudo é muito animador, por isso, eles costumam ficar muito felizes quando são convidados a este programa com seus donos. Além disso, os tutores também ficam mais felizes, uma vez que não precisam abandonar seus animais de estimação sozinhos em casa para ir ao shopping,  tomar um sorvete, ou simplesmente almoçar fora num sábado a tarde. 

Inclusive, estudos comprovam que os pets são bons companheiros até nos ambientes de trabalho. Sendo assim, muitas empresas já adotaram o método pet friendly, ou ainda, praticam o “dia do pet”, autorizando os funcionários a levarem seus animais para a empresa. Para saber mais sobre essa novidade, clique aqui

Só quem tem um pet sabe como estes animais se tornam parte da família, por isso, levá-los  em viagens e passeios tem se tornado cada vez mais comum! Estabelecimentos como hotéis, restaurantes, bares, cafés, lojas, mercados e academias que já se enquadraram neste novo modelo de negócio têm muito a ganhar, pois além de possuírem o serviço como um diferencial, também acabam ganhando a empatia e a admiração dos clientes, que, de forma geral, aceitam e apreciam a presença destes bichinhos que nos fazem tão bem! 

Para saber se aquele lugar que você tanto gosta de frequentar é um estabelecimento pet friendly, o melhor é perguntar aos atendentes! Até porque, alguns lugares só aceitam animais de pequeno e médio porte, ou ainda, só autorizam a presença do animal nas áreas externas. Por isso, o indicado é sempre perguntar antes de ir até o local com o animal, assim você evita qualquer chateação e aproveita mais o seu tempo com seu bichinho!