Conheça um método natural para o bem-estar dos pets | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti , 02/07/2018 Notícias

Conheça um método natural para o bem-estar dos pets

A aromaterapia tem sido eficaz em tratamentos contra o estresse dos animais
Conheça um método natural para o bem-estar dos pets

Vem surgindo um novo método natural para o bem-estar dos pets. 

Profissionais da saúde veterinária têm defendido que a aromaterapia ajuda no contexto clínico e educacional dos pets, pois a emissão de fragrâncias e aromas estimulam o cérebro dos bichos, provocando a produção de hormônios de relaxamento, como o feromônio, que tem efeito tranquilizante no organismo.
 
Além disso, os animais têm o hábito de imitar e sentir o mesmo que seus tutores, por isso mesmo, pessoas que costumam usar essências, florais e óleos para tratamentos de ansiedade, estresse e outros, têm maior facilidade para introduzir esse tipo de terapia no universo pet, a fim de proporcionar aos bichinhos, a mesma sensação de bem-estar.
 
Segundo a naturóloga e aromaterapeuta Isabel Machado, os benefícios estão ligados ao campo físico, mental e emocional, deixando os animais mais calmos, auxiliando no tratamento de inflamação, servindo também como antidepressivos e bactericidas. 
 
O uso dos aromatizantes nos animais podem ser feitos de várias formas, mas o tutor deve sempre se lembrar de diluir a essência ou o óleo na água, para amenizar a fragrância, tendo em vista que os animais têm maior poder de olfato. Por exemplo, os cães possuem 25 vezes mais receptores olfativos do que os seres humanos, por isso, seu olfato é 1 milhão de vezes melhor do que o nosso. 
 
É recomendável ainda ter bastante atenção perante a dosagem (procure sempre deixar menos concentrado possível) e a frequência em que se aplica a essência, pois muitos dos animais são hipersensíveis a alergias e o uso em excesso pode causar efeito contrário, podendo levar a intoxicação. Outra dica é evitar aplicar os óleos diretamente na pele dos bichos. Procure colocar em algum difusor ou então, pela casa, através de vaporizantes e borrifadores. 
 

Conhecendo os efeitos deste método natural para o bem-estar dos pets

 
Cada essência possui um propósito e uma energia diferente, cada qual voltada para uma função. Conheça algumas delas e identifique qual o seu animal pode estar precisando:
 
Lavanda: Acalma, relaxa os músculos, é antidepressivo, facilita o sono, é antisséptico e antibacteriano e ainda ajuda na digestão e a eliminar pulgas, ácaros e odores.
 
Capim- limão: Contribui no sistema circulatório e aumenta a capacidade cognitiva do animal, sendo essa a razão pelo qual  auxilia em treinamentos
 
Camomila: Ajuda a combater inflamação, alergia e combate a dermatite quando é aplicado direto no pelo (através de borrifação). Também funciona como calmante.
 
Eucalipto: melhora o humor e aumenta o fluxo sanguíneo 
 
Alecrim: Antidepressivo, atua no aparelho circulatório, digestivo e respiratório, ajudando a limpar as vias aéreas.
 
Óleo de Sucupira: Tem ação analgésica, anti- inflamatória e melhora a imunidade em geral. 
 
 
Agora que você já sabe dos benefícios dos óleos e das essências no cotidiano de seus pets, que tal experimentar a técnica da aromaterapia nestes dias de Copa do Mundo? Afinal, os ruídos de buzinas, vuvuzelas, gritos de gol e rojões acabam deixando os animais estressados. Proporcionar um ambiente tranquilo e aromatizado pode fazer toda a diferença para acalmar seus bichinhos!