Cachorro com cara de dó faz parte da evolução | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 06/11/2019 Notícias

Cachorro com cara de dó faz parte da evolução

De coitadinho não tem nada! Eles sabem muito bem o que fizeram ou o que querem com a carinha de dó.
Cachorro com cara de dó faz parte da evolução

A situação é muito comum: você senta no sofá comendo alguma coisa e “de repente” surge seu cachorro com cara de dó. Você sabe muito bem qual é essa expressão, ela se repete quando ele come o tapete, quando faz xixi no lugar errado ou simplesmente quando pede um pedacinho de pão. Mas não se engane, ele sabe muito bem o que está aprontando! Saiba mais sobre como os doguinhos evoluíram para nos comover. 

Cachorro com cara de dó

Os cachorros são animais que evoluíram dos lobos. Eles se adaptaram à convivência com os humanos e acabaram recebendo, merecidamente, o título de melhor amigo do homem. A evolução acontece aos poucos e, assim como nós, os cachorros seguem evoluindo. Enquanto isso, é nosso dever continuar pesquisando; principalmente os cachorros que são tão amados. 

Pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido descobriram que, durante o processo evolutivo dos cachorros, eles desenvolveram músculos faciais. Algo totalmente diferente dos lobos. Com estes músculos, os dogues conseguem levantar a sobrancelha e imitar os olhos dos filhotes. Esta evolução é unicamente para despertar uma relação com os humanos, algo que não é da alçada e nem interesse dos lobos.

Cachorros e humanos

Sim, os cachorros desenvolveram músculos acima dos olhos para se relacionar com os humanos. Ao “levantarem as sobrancelhas” conseguem chamar atenção dos tutores e despertar um senso de necessidade de cuidado. O que acaba fortalecendo a comunicação e sentimento entre cuidador e pet. 

Também tem o fator que lembram a carinha de um filhote indefeso. Esta habilidade para ganhar o cuidador foi passada por eles de geração em geração. Assim foi disseminado o famoso “cachorro com cara de dó”. Algo único que os dogs criaram para se aproximar de seus tutores. 

Não devo cair nessa?

Tudo depende! É uma questão de educação e regras da casa. Não aconselhamos, por exemplo, alimentar seu pet com a sua comida só porque ele tem uma carinha muito fofa quando pede comida. O excesso de açúcar pode levar a diabetes que pode levar a uma cegueira e problemas urinários. Enquanto alimentos com chocolate podem ser fatais para os pets. Então, se você deseja que ele tenha uma vida longa e saudável, é melhor pesar as consequências. 

Se o seu pet sempre faz coisas erradas e em seguida acaba escapando pela carinha de pena, não é o caso de ser mais duro com ele. O adestramento positivo pode a solução que você precisa! Ele não vai precisar usar esta “arma da evolução” e você vai ficar mais tranquilo sem pensar que ele está aprontando em casa.
Por último: como esta carinha é para chamar a atenção do tutor e criar um vínculo afetivo, tente se aproximar mais do seu pet. Levar para passear, brincar e correr pode ser o que ele precisa para sentir este laço.

Não deixe de postar o seu cachorro com cara de dó na appegada! Adoramos esta carinha fofa e queremos curtir muito.