A lenda das sete vidas dos gatos | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 05/12/2018 Histórias

A lenda das sete vidas dos gatos: como surgiu?

Qual a relação do número sete com os felinos?
A lenda das sete vidas dos gatos: como surgiu?

Todo mundo já ouviu falar da lenda das sete vidas dos gatos. É comum muitas crianças realmente acreditarem nesta mitologia que, geralmente, é passada de geração em geração e continua viva até hoje. Os gatos são sempre atrelados a algo místico, seja na literatura, cinema ou em algumas religiões. Mas, como surgiu essa lenda? Seria só pelo charme dos felinos?
 

As sete vidas dos gatos

Não se sabe ao certo como esta crença começou a se espalhar. Mas desde a Idade Média os gatos já eram associados a magia e até mesmo ao mal. Principalmente os gatinhos pretos, que sempre foram alvo da sociedade, tidos como azarentos e malignos. Na época, algumas religiões chegaram a eleger os bichinhos como hereges!
Como se não bastasse toda carga de preconceito da sociedade, eles começaram a ser correlacionados com as bruxas – que também eram perseguidas na Idade Média. Acreditava-se que as bruxas podiam se transformar em gatos e que eles ajudavam em seus rituais.
 

De onde vem o número?

A lenda das sete vidas dos gatos vem desta ligação com o mal, magia e conexão com as bruxas. Existe uma versão que diz que as bruxas poderiam tomar o corpo do gato sete vezes ou nove vezes. Isso mesmo! Porque a lenda muda de acordo com a região ou país. Na Inglaterra, por exemplo, acreditam que os gatos têm nove vidas. Especula-se que a lenda chegou no Brasil pelos portugueses.
A questão mística da lenda não fica só nos bichanos, os números são cabalísticos. O sete é citado em várias religiões e o número nove representa a vida e a abundância na Cabala. Segundo alguns historiadores, Maomé gostava de viver rodeado por gatos e costumava falar sobre as supostas vidas dos seus bichos.
 

Só se vive uma vez

Outra explicação palpável para a lenda é que os gatos têm um ótimo sistema imunológico. Os felinos não costumam ficar doentes sempre e isso deve ter assustado algumas pessoas na Idade Média. Além disso, um animal que cai sempre em pé pode causar medo, não é mesmo? Fato é que a lenda vai continuar de geração em geração, mas, apesar de muito charme, infelizmente nossos amigos peludos só vivem uma vez.