Como escolher a melhor ração para cachorro? | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Juliana Modotti, 19/10/2018 Saúde

Como escolher a melhor ração para cachorro?

Consultar a tabela nutricional estampada nas embalagens é uma das melhores formas de você garantir saúde ao seu animal
Como escolher a melhor ração para cachorro?

Escolher a melhor ração para cachorro não é lá uma tarefa tão simples. A alimentação é fundamental para o desenvolvimento e para a saúde do seu pet, por isso, é sempre bom se perguntar: qual a importância de cada nutriente presente na ração? Assim como para os seres humanos, é de extrema importância você conhecer os elementos presentes na tabela nutricional. Isso porque existem rações específicas para diferentes demandas e cuidados e isso requer atenção dos tutores. 


Até porque, balancear a alimentação de seu pet com uma ração saudável e nutritiva evita que ele desenvolva problemas digestivos ou, até mesmo, de intestino. Proteínas, gorduras, fibras e minerais como o cálcio, fósforo e zinco são alguns elementos indispensáveis na dieta dos pets. Por isso, a melhor ração para cachorro é aquela que apresenta todos estes itens. Além disso, escolher rações com baixas calorias, contribuem para o controle de peso e evita a obesidade de seu animal.

Procure saber do que é feita a ração que você está dando ao seu pet. Hoje, algumas marcas estão, por exemplo, substituindo os grãos transgênicos por ingredientes naturais como frutas, batatas, extratos de chá verde, aloe vera e óleos de peixe ou frango. Todos estes componentes são ricas fontes de carboidratos, fibras, ômegas e minerais. Portanto, para garantir a melhor ração para cachorro, certifique-se da presença destes componentes.

Outra dica é optar por rações que eliminam o uso de conservantes ou antioxidantes sintéticos. Repare na descrição nutricional, se constar o BHA ou BHT, é porque estes componentes estão presentes na alimentação de seu cachorro. 

Além do fator saúde, outro aspecto que você pode levar em consideração é o sabor do alimento do seu animal. Afinal, a palatabilidade também é importante para o bem-estar do seu bichinho. Você ainda pode saber se a ração está fazendo bem ao seu cão observando a qualidade do pelo. 

 

Melhor ração para cachorro em tratamento


Para os pets que estão em algum processo de recuperação e tratamento, também não tem erro! Muitas marcas trabalham com linhas de ração terapêutica, para aqueles que precisam de uma dieta específica e delicada.

Para saber a real necessidade de seu cachorro e a ração mais apropriada para ele, converse com um veterinário de confiança. E lembre-se: ter acesso às informações da tabela nutricional estampada nas embalagens dos produtos é um direito seu. Segundo o Programa de Análises de Produtos, desenvolvido pelo Inmetro “A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços está prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Isso significa que a especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como eventuais riscos, é um direito básico do consumidor”.