Superar a perda de um pet | appegada
Baixe o app! Baixe o app!

Laisa Oliveira, 28/02/2019 Dicas

Saiba como superar a perda de um pet

Perder um animal de estimação também causa sofrimento e é preciso passar pelo luto
Saiba como superar a perda de um pet

Aqui no blog da appegada sempre falamos sobre o comportamento dos tutores de animais de estimação e como o laço entre humanos e pets está estreitando cada vez mais. O resultado disso é cachorro na cama, gato no sofá e todos unidos em uma só família. Mas como superar a perda de um pet que faleceu? É algo difícil e sentimos a dor como se eles realmente fizessem parte da família como qualquer humano.
Sabemos que todo ser vivente na terra irá morrer um dia. É algo natural, mas que sempre mexe com a nossa vida de alguma forma. Apesar de sempre tentar exercitar a ideia de que a morte é um processo normal que vai chegar um dia e saber que alguns animais vivem menos que os humanos, é muito difícil aceitar a perda. Um cachorro tem uma expectativa de 10 a 13 anos, enquanto um gato pode viver até 16 anos – e não, eles não têm 7 vidas.
Ter um animal de estimação é aprender a receber carinho mesmo quando você não passa tanto tempo assim em casa. Eles estão nos álbuns de família, do Facebook e nas melhores histórias de infância. Alguns ainda cruzam gerações, pets do casal que passou a fazer companhia para o filho e assim em diante. Então, o que fazer para amenizar a dor quando eles se vão?

Como superar a perda de um pet

O luto por um animal de estimação ainda não é algo aceito por toda sociedade. Uma parte da população ainda acredita que está tudo bem ficar um pouco triste, mas não reconhece com um luto. Entretanto, psicólogos já tratam a perda de pets e como isso mexe com a rotina e vida dos tutores. Ou seja: tudo bem você sofrer se o seu bichinho morreu, é algo natural quando se desenvolve uma relação de afeto e amor.
Como todo e qualquer luto, é preciso respeitar o tempo do sofrimento. Não prive seus choros ou comentários por achar que é diferente de um humano. Sinta o que precisa sentir e comece a lembrar do pet com carinho. No começo você irá falar muito sobre ele para manter a lembrança viva, mas não precisa se desesperar, nenhum outro animal de estimação será como aquele que se foi. Eles têm personalidades diferentes, vidas diferentes. Se for do seu desejo, adote outro e faça companhia um para outro. Dê tempo ao tempo para superar a perda de um pet.